domingo, 10 de junho de 2012

Vila Cruzeiro é palco para intercambio cultural de jovens de 102 países diferentes

Estrangeiros e cariocas, jovens delegados e militantes se unem por uma economia mais criativa e sustentável.

Centro de Educação Multicultural


A pauta é Serra da Misericórdia e suas potencialidades, uma das últimas áreas verdes da Zona da Leopoldina. Se destacou com o "Oásis tropical no Complexo do Alemão", um Piscinão formado durante escavação de pedreira que virou um paraíso na favela. O cenário que também ficou famoso pela fuga de traficantes na ocupação por policiais do Complexo do Alemão em 2010 vai dar lugar a ações pacíficas de transformação da paisagem de acordo com preceitos sustentáveis e de olho na geração de renda para moradores da comunidade do Rio de Janeiro. A Vila Cruzeiro, zona Norte do Rio de Janeiro, recebe neste fim de semana mais de 350 jovens participantes do 6° Congresso Mundial de Juventude, que termina na próxima terça, dia 12.

Alto da Serra da Misericórdia



Jovens criam viveiro para reflorestamento e novos projetos na Serra, no fim de semana

A fim de colocar as propostas debatidas no evento em prática, delegados vindos de 122 países e do Brasil vão construir três viveiros para até 15 mil mudas a serem usadas no reflorestamento da região. Escolhida pela forte vulnerabilidade social, a comunidade carioca receberá outras nove iniciativas como oficinas de reciclagem de roupas, grafite, projetos pedagógicos, artes cênicas e outras. Planos para exploração responsável de ecoturismo e da permacultura na área e o diálogo sobre experiências fotográficas também estão previstos para estimular a economia criativa.

A visita, que acontece entre sábado e segunda-feira, é um caminho para experimentar ações locais em discussão no Congresso. Também haverá intervenções artísticas. O intercâmbio é um dos objetivos do evento, que vai listar atividades e mudanças necessárias para garantir um futuro mais sustentável com a criação de novas metas de desenvolvimento.

O 6ª edição do Congresso Mundial de Juventude, primeira na América Latina e no Brasil, começou no dia 5 em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro. O encerramento, no próximo dia 12, inclui uma marcha para entregar a sugestões sobre a participação dos jovens na economia às autoridades que participam da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Rio+20).

O evento é promovido e licenciado pela Peace Child International em cooperação com a Aliança pela Misericórdia, a ONG Verdejar, Associação de Moradores e parceiros locais. No Brasil, os organizadores são o Instituto Peace Child, Universidade da Juventude e Instituto Raízes da Tradição.


Participação comunitária

O objetivo do encontro é chamar a atenção do poder público para a degradação ambiental da região. E, ainda, provocar a abertura de diálogo com o governo para a construção do Parque Ecológico da Serra da Misericórdia e de equipamentos públicos. A Serra da Misericórdia é uma das últimas áreas verdes da Zona da Leopoldina, e onde não tem muitas opções de lazer.

Documento com soluções de sustentabilidade discutidas no encontro de jovens serão encaminhadas para os chefes de Estado e governo que participarão da Rio+20


SERVIÇO: 6º Congresso Mundial da Juventude
QUANDO: 09 a 11/06/2012 das 8h30 às 18h30
ONDE: Serra da Misericórdia / Complexo do Alemão e Penha










Um comentário: