sexta-feira, 1 de junho de 2012

6º Congresso Mundial da Juventude - Preparatório para RIO+20


O 6o Congresso Mundial da Juventude acontece entre os dias 4 a 13 de junho de 2012, onde 350 jovens delegados de vários países participarão de atividades que serão realizadas em um Sítio em Vargem Pequena/RJ e na Vila Cruzeiro (Complexo da Penha) e Complexo do Alemão. 

O Congresso vai reunir centenas de jovens (idade 18-30) de todo o mundo. Eles incluem ativistas de desenvolvimento de jovens, jovens profissionais de mídia, educadores jovens, jovens artistas, jovens empresários, profissionais de saúde jovens, aos jovens desfavorecidos, atletas jovens e militantes.



A Aliança pela Misericórdia está participando do Projeto Solução Jovem, que faz parte do calendário oficial das atividades internacionais do 6o Congresso Mundial da Juventude, preparatório para RIO+20. O “Solução Jovem” será realizado nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2012, na Vila Cruzeiro (Complexo da Penha) e Complexo do Alemão, na cidade do Rio de Janeiro e está dentro das atividades culturais e de legado social, cultural, ambiental e comunitário que os jovens locais e mundiais realizarão durante o evento.




Congresso Mundial da Juventude – Turquia, 2010





A organização e a realização são da Associação Raízes da Tradição em conjunto com a Peace Child Londres, o Instituto Peace Child Brasil, Universidade da Juventude e a ONU HABITAT, tendo patrocínio da RIOTUR/Prefeitura do Rio de Janeiro. Contamos com o apoio institucional do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), Secretaria Nacional de Juventude/Secretaria Geral da Presidência da Republica, além da Superintendência de Política para a Juventude do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadoria Municipal da Juventude Cidadã do Rio de Janeiro.

            O Congresso Mundial da Juventude (World Youth Congress – WYC) nasceu em 1997 diante das necessidades apontadas pela Cúpula da Terra (RIO+5). Nessa ocasião, verificou-se que a Ajuda ao Desenvolvimento caiu 17% desde 1992,  apresentando um retrocesso que frustrou as previsões de aumento, propostas pela Cúpula da Terra. Assim, o Congresso Mundial da Juventude foi concebido como uma espécie de Cúpula da Terra dos Jovens. Realizado no Havaí em 1999, o evento converteu-se em um processo mais abrangente na identificação de prioridades para o novo milênio e, por isso,  foi denominado Congresso dos Jovens do Milênio. Milhares de jovens de todo o mundo identificaram 10 prioridades para o milênio.
           
            Por ocasião da Rio+20, será realizado o 6o Congresso Mundial da Juventude com os 350 delegados. O evento - dirigido por e para jovens de todo o mundo - terá atividades tais como: palestras, diálogos, workshops, projetos de ação locais e intensa programação cultural. Para mais informações: www.wycrio2012.org.



Tema 2012:

“Qual é o papel mais eficaz que os jovens podem desempenhar no desenvolvimento?”

As respostas incluíam: formações de jovem a jovem, consciencialização para temas como a AIDS, criação de novos negócios geridos por jovens, consciencialização ambiental, proteção e conservação da natureza, defesa dos direitos humanos, consolidação da paz, entre muitos outros. Em suma, tendo oportunidade, formação adequada e investimento os jovens podem contribuir em quase tudo no que diz respeito à erradicação por completo da pobreza no mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário