terça-feira, 12 de junho de 2012

O congresso internacional de Juventude foi um momento histórico

“O congresso foi um presente para toda comunidade”, esse foi o depoimento de Liana Lima, Bióloga e uma das representantes do CEM – Centro de Educação Multicultural, da Aliança pela Misericórdia, no Complexo da Penha.



Liana participou efetivamente de todo o processo de integração dos jovens na Vila Cruzeiro. Hoje foi um dia muito especial e produtivo na comunidade. Todos os participantes do congresso puderam colocar na prática, tudo que debateram e aprenderam durante o evento. O dia foi de “mão na massa”.

Liana explicou o que foi feito na Serra da Misericórdia: “Hoje construímos um viveiro, onde serão plantadas 5 mil mudas, de espécies da mata atlântica e frutíferas. O objetivo é reflorestar parte da Serra da Misericórdia, que vem sendo devastada desde da década de 40, principalmente pela exploração de uma pedreira. O local foi instituído no ano passado como Parque Municipal, esse lugar é de grande importância para o meio ambiente e para as pessoas que moram aqui.”

Liana topou participar do congresso por acreditar que a união de pessoas é o diferencial para um mundo mais sustentável e diz que a escolha de um evento mundial ser feito na zona norte do Rio dá mais visibilidade para a região.

“Muitos turistas só conhecem o Rio pela Zona Sul e esquecem de vir até a Zona Norte, para ver a realidade da nossa cidade. Infelizmente a região é esquecida, aqui existem muitos lugares que precisam ser preservados. Precisamos ter consciência para reflorestar e melhorar tudo que foi esquecido. Eventos como esse dão incentivo pra gente continuar a lutar.”
O congresso Mundial da Juventude deixou a marca em uma das comunidades mais conhecidas da cidade. O feito vai beneficiar a vida de muitas famílias. A Serra da Misericórdia vai voltar a respirar.


Fonte: World Youth Congress 2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário