quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Serra da Misericórdia: Zona Norte merece cuidados na sua unidade de conservação


Há duas semanas, foi noticiado nas redes sociais que a sede da ONG Verdejar, que atua na Zona Norte do Rio, mais precisamente nos cuidados ambientais da Serra da Misericórdia, havia sido subitamente demolida pela Light. O fato causou comoção pela dose de violência contida na demolição “a jato” da sede de uma instituição da sociedade civil, que se dedica à preservação de uma unidade de preservação tão importante para a Zona Norte do Rio.
Mas por trás desse fato há um outro mais grave: o da gradativa subtração dos limites de uma área de conservação, sem a devida autorização legal.



N
a última reunião do CONSEMAC (Conselho Municipal de Meio Ambiente – Rio), que aconteceu no dia 14 de agosto, o assunto foi explicitado por um representante da ONG Verdejar; em resposta, o secretário de Meio Ambiente e presidente do Conselho asseverou que não havia dado licença de corte de árvore no local e, caso a Light estivesse cortando árvores, mandaria a patrulha ambiental.
As árvores para derrubada estão assinaladas, mas parece que é só para estudo, visando futura dizimação, ainda não autorizada, embora a autorização da subestação da Light no local já esteja dada: como realizar uma coisa sem a outra?
Prosseguiremos esclarecendo como vem se processando as equivocadas derrubadas de milhares de árvores na Cidade do Rio de Janeiro. E isto tudo antes das eleições. Como será depois delas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário