quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Disputa da Serra da Misericórdia

Sede da ONG Verdejar é demolida para dar lugar a uma subestação de energia da Light


Voluntários da ONG reivindicam um novo local
Foto: Eduardo Naddar / Agência O Globo

Voluntários da ONG reivindicam um novo localEDUARDO NADDAR / AGÊNCIA O GLOBO
No inicio do mês, a ONG Verdejar, que atua há mais de 15 anos na Serra da Misericórdia, foi despejada de sua sede, na Rua Sérgio Silva 36, no Engenho da Rainha. Com o respaldo de uma liminar, a Light, dona do terreno, conseguiu demolir a sede da instituição para construir uma subestação de energia no local.

Desde então, moradores do Engenho da Rainha e representantes da ONG, que atua na recuperação de áreas degradadas e na divulgação de técnicas de agroecologia junto à comunidade do entorno, vêm tentando conseguir um meio de manter o trabalho que é feito na região.

A Light afirma que está negociando com a Verdejar uma solução que permita a continuação do trabalho na Serra da Misericórdia. E diz que, nas próximas semanas, haverá novas reuniões. Membros da ONG, no entanto, reclamam que a empresa não se posiciona oficialmente quanto à promessa de construção de uma nova sede. Queixam-se ainda de que a empresa já está preparando o terreno onde ficava a antiga sede para instalação da subestação sem prever um novo local para os trabalhos da instituição.
Esperançosos, membros da ONG lembram que já estiveram ameaçados de deixar o local outras vezes.

— Entre 2000 e 2002, grileiros fizeram um muro com o propósito de lotear uma área da Serra da Misericórdia para fazer um condomínio de casas. Chegaram a vender o terreno para três famílias diferentes. Só que, com a ajuda do Ministério Público, e sob ameaça de morte, conseguimos colocar o muro abaixo. Os grileiros, no entanto, deixaram a terra devastada — conta Edson Gomes,membro da ONG.


Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário