domingo, 29 de abril de 2012

SERRA DA MISERICÓRDIA

O Complexo do Caricó, ou Complexo da Penha é muito conhecido popularmente pelo seu lindo patrimônio histórico, a Igreja da Penha, que é um tradicional santuário católico localizado no bairro da Penha, na Vila Cruzeiro, na cidade do Rio de Janeiro. Por que a Igreja da Penha, além de ser um ponto Turístico da Cidade, esta envolvida por toda a APARU (Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana), da Serra da Misericórdia.



A Igreja destaca-se, não só, pela forte devoção popular, difundida em quase todo o país, mas, principalmente, pela sua localização: ela encontra-se erguida no alto de um penhasco de pedra, o que faz com que seja avistada a quilômetros de distância.

Para os que acham o bairro da Penha é violento, os moradores tem certeza de que a maior violência foi décadas de omissão e descaso do Poder Público, e hoje a comunidade vive um momento peculiar de “Pacificação” pelas forças de segurança do Governo, e anseia pela implementação do Parque Municipal Urbano na Serra da Misericórdia, como uma área de lazer para toda a comunidade.

Foto: Allan Lucas




OFICINAS DE CUSTOMIZAÇÃO

Projeto Moda Sustentável


A Oficina visa trabalhar cidadania a partir da customização de roupas, expor conceitos além de técnicos trazendo para uma discussão sobre arte e moda. Possibilitando aos alunos o contato com a arte e consigo mesmo, despertando seu lado criativo. Tudo no formato de workshop, dinâmico e sensitivo. Respeitando a individualidade e a potencialidade de cada participante.

Foto: Allan Lucas — com Aline Cristina.




MUTIRÃO DE REFLORESTAMENTO

Projeto Verdejando a Serra 



A Aliança pela Misericórdia vem desenvolvendo atividades com uma proposta sócio-cultural-ambiental, por meio de oficinas de arte-educação, palestras, eventos e feiras, trabalhos em grupo e movimentos em favor da preservação da Serra da Misericórdia. Nos últimos meses, trabalhamos intensamente na estruturação do
CEM - Centro de Educação Multicultural, um espaço físico que funcionará como sede do grupo para a realização de oficinas e ponto de apoio para o trabalho de preservação.

O Mutirão de Reflorestamento do Projeto Verdejando a Serra teve o intuito de aliar forças para um trabalho de conscientização que amplie a rede de participação efetiva de diferentes segmentos em benefício do meio ambiente da serra e reivindicar a implementação do Parque Urbano Municipal da Serra da Misericórdia na área degradada da região.

Foto: Allan Lucas



OFICINAS DE CUSTOMIZAÇÃO

Projeto Moda Sustentável


Neste projeto descontraído e criativo foi passado dicas úteis para transformar e recriar peças usadas do vestuário, reutilizando elementos e adicionando componentes como retalhos, botões, aviamentos, tintas e muita imaginação. Legal para dar aquela renovada nos nossos guarda-roupas e construir a possibilidade de geração de renda, como tem sido feito com mulheres moradoras do Complexo da Penha, no bairro do Grotão.

Os encontros estimulam a criatividade e o empreendedorismo, resgatando a dignidade e auto-confiança oferecem oportunidade para as pessoas aprenderem a fazer peças de artesanato para decoração de casa, acessórios pessoais e customização de roupas, entre outras atividades divertidas e relaxantes. É o orgulho de poder dizer "eu que fiz".

Blog: http://oficinamodasustentavel.blogspot.com.br/

Foto: Allan Lucas

OFICINAS DE ARTE EDUCAÇÃO

Produção Alternativa 



Nessa proposta o Graffiti dialoga com outras vertentes e intervenções artísticas, que possibilitaram a criação de uma nova linguagem, um meio pelo qual diálogo aconteça, e promova a emancipação social. Os encontros foram multimidiáticos e possibilitou o diálogo entre artistas, moradores e expectadores participar de uma rede de troca de experiências no campo das artes e com campo virtual.

A oficina Produção Alternativa, é uma ação pioneira no Complexo da Penha, e tem como base reciclar e reutilizar materiais recicláveis para criação de peças artesanais grafitadas. Em pequenas ações o projeto contribuiu para o bem estar e a saúde ambiental na Serra da Misericórdia. Foi feito mutirões na coleta de matérias dos lixões que atingem as encostas Serra. Nas dinâmicas foram trabalhados temas transversais ao meio-ambiente. Educação-ambiental como ferramenta sustentável para enfrentamento aos problemas de ocupação desordenada, conservação e necessidade de reflorestamento.

Foto: Marcelo Silva

OFICINAS DE ARTE EDUCAÇÃO

Produção Alternativa



A Oficina de Arte Educação - Produção Alternativa ministrada por Mario Bands contabiliza inúmeras atividades realizadas em parceria com membros da Rede Aliança Pela Misericórdia, o que favoreceu a implementação positiva do projeto e fortaleceu a o território com cultura e arte favor da preservação da Serra da Misericórdia.

Nos encontros multimidiáticos aconteceram debates de cunho sócio-cultural-ambiental, oficinas de arte-educação e reciclagem, exposição em eventos e feiras, trabalhos em grupo, encontros músicas, mutirão de limpeza, Grafitagem, Ecoturismo, Vídeos Ecológicos e Palestras temáticas. Nesses encontros sempre expomos os Produtos Alternativos produzidos e customunizados com Graffiti, como forma de divulgar o resultado das oficinas para a Comunidade. As latas de lixos do espaço também foram recicladas e pintadas pelos alunos.

Foto: Marcelo Silva

OFICINAS DE ARTE EDUCAÇÃO

A Oficina de Produção Alternativa, é uma ação pioneira da Aliança Pela Misericórdia, que tem como base reciclar e reutilizar materiais recicláveis para criação de peças artesanais estilizadas com Grafitti. Em pequenas ações o projeto contribuiu para o bem estar e a saúde ambiental na Serra da Misericórdia.



Foram feitos Mutirões de Limpeza e coleta seletiva de matérias dos lixões que atingem as encostas Serra. Nas dinâmicas foram trabalhados temas transversais ao meio-ambiente. Educação-ambiental como ferramenta sustentável para enfrentamento aos problemas de ocupação desordenada, conservação e necessidade de reflorestamento, trabalhando arte e meio ambiente como valor agregador para o desenvolvimento cultural e econômico local.

Foto: Allan Lucas


CENTRO DE EDUCAÇÃO MULTICULTURAL

Oficina de Desenho - Produção alternativa 



Arte contrapondo diretamente com problemas que ainda são e, não somente precisam ser resolvidos, mais trabalhados de maneira conscientizadora, para que este resultado possa ser sentido no futuro, garantido a preservação da Serra da Misericórdia para novas gerações.

Foto: Allan Lucas

CENTRO DE EDUCAÇÃO MULTICULTURAL

Sócio-cultural-ambiental



A Aliança pela Misericórdia visa à recuperação e preservação do Patrimônio Ambiental da Mata Atlântica existente no maciço da Serra da Misericórdia - Subúrbio do Rio de Janeiro. Através da estruturação de um espaço físico para o desenvolvimento de uma série de projetos enfatizando a importância da recuperação do meio ambiente como melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram no entorno da Serra -Entre os Complexos de Favelas da Penha e Alemão.

Foto: Allan Lucas.

PROBLEMÁTICAS DA REGIÃO

Parque Municipal Urbano da Serra da Misericórdia




"Qualidade de vida que se expressa por propostas concretas para recuperação de áreas degradas, tratamento de resíduos sólidos tendo como parâmetro a promoção de trabalho e renda, recuperação de espaços públicos (praças e logradouros), implantação de uma Lona Cultural, de um Centro Poliesportivo, de uma universidade popular entre outras"

Foto:Allan Lucas


sexta-feira, 27 de abril de 2012

CENTRO DE EDUCAÇÃO MULTICULTURAL

Aliança pela Misericórdia 



Foram feitos mutirões de limpeza e coleta seletiva de matérias dos lixões que atingem as encostas Serra. Nas dinâmicas das oficinas de arte-educação foram trabalhados temas transversais ao meio-ambiente. Educação-ambiental como ferramenta sustentável para enfrentamento aos problemas de ocupação desordenada, conservação e necessidade de reflorestamento, trabalhando arte e meio ambiente como valor agregador para o desenvolvimento cultural e econômico local.

As ações dos Microprojetos tem a finalidade de consolidar a militância do grupo pela implementação do Parque Municipal Urbano na Serra da Misericórdia, como uma área de lazer para toda a comunidade.

Arte digital: Allan Lucas
— com Ana Santos, Marcelo Silva, Marco Paulo Napoli, Ciro Kastrup e Silvana Cesario Coelho.

terça-feira, 17 de abril de 2012

MUTIRÃO DE REFLORESTAMENTO E LANÇAMENTO DO ZINE ZÉ PRETINHO








Atividade de fechamento da 1° fase dos Projetos:
Graffiti em Quadrinhos e Verdejando a Serra



A Aliança pela Misericórdia vem desenvolvendo atividades com uma proposta sócio-cultural-ambiental, por meio de oficinas de arte-educação, palestras, eventos e feiras, trabalhos em grupo e movimentos em favor da preservação da Serra da Misericórdia. Nos últimos meses, trabalhamos intensamente na estruturação do CEM - Centro de Educação Multicultural, um espaço físico que funcionará como sede do grupo para a realização de oficinas e ponto de apoio para o trabalho de preservação.

O Mutirão de Reflorestamento do Projeto Verdejando a Serra terá o intuito de aliar forças para um trabalho de conscientização que amplie a rede de participação efetiva de diferentes segmentos em benefício da comunidade e reivindicar a implementação do Parque Urbano Municipal da Serra da Misericórdia na área degradada da região.

O Projeto Graffiti em Quadrinhos - A história que pintamos surgiu a partir da necessidade de criar um modelo de comunicação social que expressasse por meio da habilidade em desenhos a realidade do cotidiano da Serra da Misericórdia e suas comunidades. Buscou-se uma proposta de criação artística baseada na linguagem das Histórias em Quadrinhos. Estas foram pintadas em graffiti nos muros do Complexo de Favelas da Penha pelos alunos do projeto e reunidas no Zine impresso: “Zé Pretinho em: Salvando a Pátria”.


Programação



13h
Plantio de Mudas com a equipe da AliFlor


Graffiti – Pintura de painel |


Exposição da Equipe de Arte Educadores |


Exposição dos trabalhos dos Alunos |


Exposição de Peças do Estamparte |


17h
Exibição de Vídeos: Atividade de Lançamento    Mutirão de Limpeza    Graffiti Em Quadrinhos


Projeção de Fotos: Oficinas e Atividades dos projetos



Lançamento do Zine e Bate Papo com Wallace Bidu, criador do Zine


Coquetel de Confraternização