sábado, 21 de dezembro de 2013

Deslizamentos na Serra



Dada a ocorrência de fortes chuvas, como esperado todos os anos, na encosta do Grotão, mais especificamente no início da Rua Angra dos Reis até as proximidades do início da Rua Cajá houve um deslizamento de terra pondo em risco moradores da região. Deslizamentos também podem ser observados no Morro da Chatuba.


Estamos no início da temporada de chuvas no Rio de Janeiro e o deslizamento ocorrido tende a se intensificar, parte do canal já foi assoreada e a encosta continua a deslizar. Esse fato é notório e sabido e já foi comunicado a instituições públicas e privadas prestadoras de serviços públicos. Representantes do CEM têm solicitado continuamente a intervenção por parte do Poder Público e da Comlurb para realizar a limpeza da área e desobstrução do canal, mas nunca foram atendidos, sob alegação de tratar-se de área particular. Tal situação se caracteriza como conduta omissiva, embora tendo prévio conhecimento do risco inerente à área negligenciam o dever de agir que, nesse caso especifico, é urgente.

Até hoje, 21 de dezembro de 2013, não foram feitas quaisquer obras, nem de contenção, drenagem e tampouco escoamento de água na área afetada pelo deslizamento. Apesar da Serra da Misericórdia ser uma Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU), estabelecida pelo Decreto nº 19.144, não há qualquer ação por parte do Poder Público na região. Gostaríamos de lembrar que a alegação de “área particular” para justificar a omissão é infundada e ilegal, conforme art. 225 da Constituição Federal. O Estado e as prestadoras de serviços públicos não só devem, como são obrigados a garantir a preservação ambiental e a prevenção eficaz de deslizamentos, sendo passíveis de serem responsabilizados e respondendo seus agentes por danos causados a terceiros, vide art. 37 da CF. As instituições públicas, por meio dos seus agentes e prestadoras de serviços têm, portanto, o dever de agir e de recuperar a área de risco. Vale ressaltar que o envio de servidores públicos para preenchimento de laudos têm sido largamente praticado como forma de disfarçar a ausência de ações concretas. A proteção da vida e dos lares dos cidadãos que moram em áreas de risco deve ser prioridade fulcral para o Poder Público. A omissão que tem se perpetuado ao longo dos anos é uma afronta ao princípio da moralidade – que exige que o agente público paute sua conduta por padrões éticos que têm por fim último alcançar a consecução do bem comum. Desta feita, solicitamos a intervenção concreta por parte do Poder Público, em defesa dos moradores da região.

Atenciosamente

Centro de Educação Multicultural

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Na Penha Flores Agroecológicas

Esta foi a recompensa visual depois de uma longa jornada de trabalho aqui no CEM neste dia oito de dezembro de 2013.


Uma curiosidade especial no fruto passiflora(maracujá nativo) que
foi coletado aqui na Serra da 
Misericórdia multiplicado e que já
está dando fruto no CEM. descobrimos que eles estão sendo estudados para ser utilizada como outros remédios, não
só calmante. Como mostra o link da matéria da Embrapa no final do texto.











Nossa Mãe Natureza com lindas flores de Maracujá Nativo, Girassol da Bionatur (http://www.bionatur.com.br/), Physalis e o milho cateto que conseguimos no Seminário promovido pelo CONSEA que discutiu sistemas alimentares sustentáveis no dia 12 de agosto de 2013, e claro que tudo produzido de forma agroecológica para sempre lutar pela melhora do ambiente entendendo-o como três: Individual, Coletivo e Natural ou Pessoal, Social e sem o contato predador do homem.


Este alimentos estão sendo produzido no CEM como garantia de termos alimentos de qualidade em nossas atividades podendo ser até vendidos dependendo da quantidade produzida, assim multiplicando sementes para distribuir ou trocar (se for o caso) conforme nosso banco de sementes.  
















                                                         








                         Milho, Girassol e Aipim:








                                                                           
no meio Phisalis
Link do Embrapahttp://www.cpac.embrapa.br/noticias/noticia_completa/165/

Núcleo Ambiental do CEM - Centro de Educação Multicultural.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

MUTIRÃO NA SERRA - Novembro 2013


Mutirão e
Mutirãozinho na Serra
Novembro 2013
Realização: Centro de Educação Multicultural
Data do evento: 30 de Novembro de 2013
Local: Rua Angra dos Reis, 305, Penha – Serra da Misericórdia
Horário: 9h às 16h
Entrada Franca



Apresentação

 Aliança pela Misericórdia é um movimento sociocultural e ambientalista formado por instituições, artistas, moradores, voluntários, ambientalistas, comunicadores e afins, visando desenvolver atividades com arte, cultura e educação ambiental em favor da preservação da SERRA DA MISERICÓRDIA, por meio de atividades que enfatizem a importância dessa região.

 O CEM – Centro de Educação Multicultural é base do movimento, serve como ponto de encontro entre crianças, jovens e adultos nesse propósito. Um empreendimento eco-cultural em perímetro urbano, referência em produção e formação artística, cultural e ambiental no Complexo da Penha/Serra da Misericórdia, baseado no conceito sustentável de Permacultura urbana, com ênfase na proteção dos recursos naturais.

 O Núcleo Ambiental é responsável pelos projetos socioambientais e visam à conservação do bioma da Mata Atlântica, existente no maciço da Serra da Misericórdia, localizado na face oeste da Baía de Guanabara, bairro Penha. Na prática, realizamos oficinas de cunho ambiental e desenvolvemos um Sistema Agroflorestal para reflorestamento. Além das ações como palestras, mutirões, trilhas eco-pedagógicas e fomento da produção artística com materiais reutilizados; favorecendo o protagonismo, estimulando o empoderamento e o exercício da cidadania.

Vamos contribuir para o CEM se tornar auto-sustentável?

Atividades:
Beneficiamento de sementes
Plantio de mudas
Elaboração e construção de um camping
Atividades de educação ambiental com a criançada
Capoeira
Almoço vegetariano coletivo
Projeção de vídeos ambientais

Objetivos:

§  Estimular “as trocas” ambientais, culturais e sociais entre os moradores do Grotão e envolvidos;
§  Incentivar o trabalho cooperativo e o aumento das interações entre os membros da comunidade;
§  Gerar oportunidades de organização, formação e renda à comunidade.



Para participar da atividade ou ser um voluntário, entre em contato, você é sempre bem vindo.

Aqueles que puderem contribuir trazendo grãos, pão, frutas ou outros alimentos para uma refeição coletiva em muito contribuirão para a realização deste trabalho.

Para mais informações:

1.      Entre em contato conosco pelo telefone 2290-4311;
2.      Visite o blog: www.aliancapelamisericórdia.blogspot.com;
3.      Visite a página no Facebook: www.facebook.com/centrodeeducacaomulticultural.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Serra da Misericórdia: que parque é esse?




Há 16 anos o Verdejar Socioambiental vem lutando e mobilizando com atuação direta no território do Complexo do Alemão com o principal foco de trabalhar pela criação de um Parque Ecológico no maciço da Serra da Misericórdia, que fomentasse sua conservação como uma estratégia de envolvimento socioambiental das favelas e bairros de seu entorno. Após essa luta intensa no território e debate da sociedade civil organizada junto ao poder público, foi criada uma das mais importantes unidades de conservação da Zona Norte carioca, a Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana - Aparu da Serra da Misericórdia, abrangendo cerca de 3.695 ha, decreto municipal Nº 19.144 de 16 de novembro de 2000.
Ao longo da historia da luta pelo parque, foram prometidos milhões de reais para a criação do parque - de quais a última promessa foi feita na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Rio+20, quando a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Texeira, liberou mais 15 milhões de reais da Caixa Econômica Federal para a implantação do Parque Municipal Urbano da Serra da Misericórdia.
Infelizmente temos muito pouco a comemorar. Após a grande luta pela criação do parque, a construção do parque vem sendo utilizado como justificativa para a remoção de muitas famílias da Lagoinha e muitas outras comunidades, no Complexo do Alemão. Segundo representantes das secretarias de meio ambiente e habitação do município do Rio de Janeiro, essas remoções são necessárias devido aos impactos ambientais causados por essas famílias dentro dos limites atuais do parque.
A comunidade pela qual o parque está sendo construido não se beneficiará dele. Não tem como evitar a pergunta: que parque é esse?! Que politica publica é essa que vem a defender um dinheiro que é nosso para ter o direito de ter uma área verde preservada mas que usurpam o direito de viver onde os moradores foram criados há mais de 40 anos. Que parque é esse que em vez de vir garantir a preservação da serra de misericórdia veio para oprimir as pessoas que já estavam oprimidas, que já estavam vunerabilizadas?
Diante desse cenário, o Verdejar, os moradores da comunidade Lagoinha e toda nossa rede de parceiros reivindica a criação do Conselho Gestor da Aparu da Serra da Misericórdia, para que seja garantida nossa participação nos processos de tomada de decisão relacionados à implementação do Parque Municipal Urbano da Serra da Misericórdia.
Assim, convidamos os secretários Pierre Alex Domiciano Batista (Secretaria Municipal de Habitação) e Carlos Alberto Muniz (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) para o Diálogo Socioambiental: Justiça Ambiental na Favela, com o tema: Que parque é esse? Merecemos pelo menos uma audiência com os mesmos para poder dialogar sobre a questão. Cansamos de não obter respostas do poder público.
Pressione agora para exigir que os secretários apareçam no seminário!
Saiba mais:



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mutirão Agroecológico do Mês de Outubro

OBJETIVO:
A sustentabilidade da água em nosso espaço coletivo, a necessidade da água para o plantio, evidenciando a sua importância para o desenvolvimento das atividades, e a revitalização das nascentes da Serra da Misericórdia como solução no recorte Penha/Grotão.






REALIZAÇÃO:
Centro de Educação Multicultural
Dia: 26 de Outubro de 2013
Horário: 8:30h às 16h

ONDE:
CEM - Rua Angra dos Reis, 305, Grotão | Penha | Serra da Misericórdia

PROGRAMAÇÃO:
8:30h às 9:00h – Café da manhã partilhado;
9:00h às 12:30h - Mutirão Agroecológico para captação da água da chuva;
10:00h ás 11:00h – Aulão de Capoeira;
11:30h às 12:30h – Agito na Serra - Atividades lúdicas para crianças;
12:30h às 13:30h – Almoço Coletivo;
14:00h às 16:00h – Mutirão Agroecológico; Revitalização e captação da água da nascente;
15:00h ás 16:00h – Agito na Serra - Caminhada e catação de lixo na Serra da Misericórdia; finalizando com bate papo sobre o resíduos sólidos


Aqueles que puderem contribuir trazendo grãos, pão, frutas ou outros alimentos para uma refeição coletiva em muito contribuirão para a realização deste trabalho.






quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AGITO NA SERRA – EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ARVORE



Realização: Centro de Educação Multicultural Aliança pela MisericórdiaData do evento: 28 de Setembro de 2013
Local: Rua Angra dos Reis, 305, Penha – Serra da Misericórdia.
Horário: 9h às 17h
Entrada Franca
APRESENTAÇÃO

Aliança pela Misericórdia é um movimento sociocultural e ambientalista formado por instituições, artistas, moradores, voluntários, ambientalistas, comunicadores e afins, visando desenvolver atividades com arte, cultura e educação ambiental em favor da preservação da SERRA DA MISERICÓRDIA, por meio de atividades que enfatizem a importância dessa região.

 O CEM – Centro de Educação Multicultural é base do movimento, serve como ponto de encontro entre crianças, jovens e adultos nesse propósito. Um empreendimento eco-cultural em perímetro urbano, referência em produção e formação artística, cultural e ambiental no Complexo da Penha/Serra da Misericórdia, baseado no conceito sustentável de Permacultura urbana, com ênfase na proteção dos recursos naturais.

                O Agito na Serra surgiu de uma
nova parceria veio para fortalecer a Aliança pela Misericórdia, o Guardiões de Gaya e o CEM têm objetivos: Desenvolver projetos que sensibilizem os indivíduos para a importância do equilíbrio harmônico nas relações do homem com o ambiente que o cerca; buscar fazer desses indivíduos agentes de transformação para uma sociedade igualitária, formar a consciência para hábitos de vida saudáveis; apontar para o respeito mútuo entre os indivíduos, pautado no amor universal.

PROGRAMAÇÃO

- Café da manhã compartilhado
- Saída fotográfica
- Plantio de árvores – Núcleo Ambiental
- Capoeira – Grupo Terra
- Delicioso Almoço Coletivo
- Trilha interpretativa na Serra da Misericórdia
- Agito na Serra – Atividades para crianças: Arteducando, Ed Ambiental e Ed Física

Objetivo:
Proporcionar um dia de vivência sustentável na Serra da Misericórdia com movimentos para uma vida saudável; a realização de atividades lúdicas para as crianças; e envolver moradores, associados e convidados, a fim de estabelecer o intercâmbio, integração e mobilização de novos parceiros e voluntários contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável local.


Para participar da atividade ou ser um voluntário, entre em contato, você é sempre bem vindo.

Aqueles que puderem contribuir trazendo pão, frutas ou outros alimentos para uma refeição coletiva em muito contribuirão para a realização deste trabalho.

Para mais informações:

1.  Entre em contato conosco pelo telefone 2290-4311;
2.  Visite o blog: www.aliancapelamisericórdia.blogspot.com;
3.  Visite a página no Facebook: www.facebook.com/centrodeeducacaomulticultural



segunda-feira, 2 de setembro de 2013

AGITO NA SERRA I Mutirão agroecológico



O que rolou ?

No último sábado, dia 31 de agosto de 2013 o CEM realizou o Agito na Serra, uma atividade agroecológica que acontece quinzenalmente na Serra da Misericórdia I Grotão/Penha, com o apoio de parceiros. Este evento foi batizado pelo nosso parceiro Jorge Lima e tem como proposta unir as demandas da Serra envolvendo adultos e crianças, com atividades de educação ambiental, arte-educação, educação física e capoeira.

O sábado de sol foi lindo na Serra e em conjunto realizamos:

Iniciação do asseiro em torno do CEM, cujo objetivo é evitar que as queimadas que acontecem no inverno, destruam o sistema agroflorestal – Núcleo ambiental

Plantio de aipim. – Núcleo ambiental



Educação ambiental: plantio de girassol e composteira com a criançada – Biólogo Jorge Lima



Educação física para as crianças, resgate das brincadeiras infantis – Profº Ed Física Leonardo Reis



 Arte-educação: Pintura livre e Cine ambiental – Arte-educadora Silvana



Almoço coletivo.



Agradecemos a presença de todos os envolvidos, saibam que todo esse movimento só é possível, pois contamos com parceiros como vocês! ATENÇÃO, nosso próximo encontro será nos dias 14 e 28 de SETEMBRO.
.





Fotos: Edllene Ferronato

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Guardiões de Gaya inicia suas atividades em parceria com o CEM

Guardiões de Gaya inicia suas atividades no dia 17 de agosto de 2013 no CEM, junto ao pessoal da Aliança pela Misericórdia no Grotão da Penha - Serra da Misericórdia


Nada como essa bela releitura de um Portinari por Band´s para ilustrar e traduzir o Agito na Serra.  Jorge Lima

Uma nova parceria veio para fortalecer a Aliança pela Misericórdia, o Guardiões de Gaya e o CEM - Centro de Educação Multicultural têm objetivos comuns na Serra da Misericórdia: Desenvolver projetos que sensibilizem os indivíduos para a importância do equilíbrio harmônico nas relações do homem com o ambiente que o cerca; buscar fazer desses indivíduos agentes de transformação para uma sociedade igualitária, amantes das belezas naturais e daquelas produzidas pela mão humana; formar a consciência para hábitos de vida saudáveis; apontar para o respeito mútuo entre os indivíduos, pautado no amor universal.

A partir daí surge o “Agito na Serra”, uma aliança entre quatro movimentos para uma vida saudável: os benefícios físicos e psíquicos da capoeira do 
Professor Alisson Pinheiro, a sensibilização para o belo na arte terapia com professora Silvana Emmanuel e do psicologo Guilherme Sávio, as práticas lúdicas para a compreensão do universo das ciências e do meio ambiente pelo biólogo Jorge Lima e, os exercícios saudáveis no resgate das brincadeiras de criança do professor Leonardo Reis.





domingo, 25 de agosto de 2013

MUTIRÃO AGROECOLÓGICO - MÊS AGOSTO




No último sábado do mês de cada mês realizamos nosso mutirão agroecológico na Serra da Misericórdia e dependências do CEM - Centro de Educação Multicultural. A proposta é juntar um maior número de pessoas para encaminharmos as demandas do sistema agroecólogico existente, onde criamos mudas da Mata Atlântica para reflorestamento da Serra, além do cultivo de alimentícias.

O mutirão deste mês têm um caráter especial, replantio nas áreas queimadas da Serra e criação de novos canteiros. Para isso, contamos com o apoio de vocês!


quinta-feira, 15 de agosto de 2013