quarta-feira, 14 de março de 2012

PROBLEMÁTICAS DA REGIÃO

Lixo



É hábito negativo de alguns moradores do entorno da Serra da Misericórdia de jogar lixo nas encostas dos morros, e isso pode trazer conseqüências perigosas. O acúmulo do lixo causa a propagação de insetos, porcos e ratos, ocasionado graves problemas como a leptospirose, raiva e contaminação do solo.

Foto: Allan Lucas

domingo, 11 de março de 2012

PROBLEMÁTICAS DA REGIÃO

Queimadas



Uma prática primitiva da agricultura antiga e prejudicial, destinada à limpeza do terreno são as queimadas, quando não são feitas por balões e moradores desavisados. Na Serra da Misericórdia se faz necessário diminuir a incidência de incêndios e queimadas através de ações preventivas integradas, que diminuem a erosão do solo na área especificada e fazer mutirões de reflorestamento.

Foto: Allan Lucas

PROBLEMÁTICAS DA REGIÃO

Ocupação irregular


O crescimento desordenado da Favela e ocupações imobiliárias irregulares veem comprometendo toda área verde existente no Complexo da Penha, entre as favelas do Grotão, Chatuba, Laudeline, Vila Cruzeiro, Cariocó; nos últimos anos a população aumentou vertiginosamente, agravando velhos problemas, dentre eles a ocupação desordenada das encostas da Serra da Misericórdia, onde estão incrustadas muitas favelas, aumentando o risco de desabamentos.

Foto: Allan Lucas

sábado, 10 de março de 2012

FOMENTO À LEITURA

Projeto Círculo de Leitura



Muito se fala em brincar. E realmente brincar é tão essencial para a criança quanto o carinho e o alimento. Através de brincadeiras e orientações adequadas, a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes para o seu crescimento sadio — com Daniele Marques de Mesquita e Silvana Cesario Coelho.




quinta-feira, 8 de março de 2012

Reunião com os coordenadores dos Microprojetos Territórios de Paz



No dia 14/02/2012 recebemos no CEM - Centro de Educação Multicultural da Aliança pela Misericórdia a equipe do Mais Cultura, cuja proposta foi avaliar a forma que os projetos contemplados alcançaram seu objetivos e auxiliar os coordenadores para construção do relatório final.


O Encontro foi muito positivo, além dos coordenadores da Aliança e seis projetos premiados pelo edital ,que são pilares do grupo, a reunião contou com a presença de outros coordenadores e educadores do Bairro, também contemplados, o que fortaleceu a rede de projetos locais.


Contamos com a Presença dos Coordenadores do Programa:

  • Marcelo de Barros - Coordenador Executivo dos Microprojetos Territórios de Paz -  Secretaria Municipal de Cultura;
  • Josefa Souza - Representante da Secretaria Municipal de Cultura;
  • Luis Carlos Fiore - Representante do Minitério da Justica - MJ.;
  • Luisa Galizo - Consultora  UNESCO;
  • Maria Helena - Representante do Ministério da Cultura - MINC.









100 - Centro de Educação Multicultural

Um grupo de Jovens arte-educadores e agentes culturais que faziam trabalhos separadamente passou a se encontrar mais periodicamente para desenvolver ações e organizar as iniciativas em projetos na tentativa de captar recursos para implementação. Em 2010 participaram do Edital Mais Cultura-Territórios de Paz. E foram contemplados em 6 Projetos. Com esse recurso os 6 artistas e projetos começam a produzir juntos, e começaram a estruturar um Ateliê de Produção.

Esses jovens atores locais perceberam que a formação de uma Rede, articulada com os mais variados seguimentos, instituições e profissionais seria de fundamental importância para a realização de uma ação constante e não imediatista dentro da região. O resultado desta união desses projetos originou a ALIANÇA PELA MISERICÓRDIA. 

Em paralelo a esta militância, o grupo trabalha internamente para a criação de um Centro de Educação Multicultural, como ponto de referência de atividades para Jovens, adultos e crianças, uma vez que fortalecerá e contribuirá para entrada do Parque Municipal Urbano, uma área de lazer como beneficio para toda comunidade.